- 24 de setembro de 2020
- Postado por: Samuel Batista
- Categorias: Consultoria Contábil, Para Empreendedores
A atuação do contador junto ao MEI
Deste modo, um escritório contábil, pode criar estratégias na oferta de serviços contábeis para o MEI, como forma de aumentar a sua receita mensal. Uma vez que, conseguir fidelizar este tipo de cliente, poderá inclusive render mais honorários devido ao seu acompanhamento mensal.
O empreendedor também pode optar por expandir o seu negócio, de modo que seu registro como MEI, precisará ser alterado. Precisando assim, do apoio de um contador para o desenquadramento e formalização da nova configuração, que permitirá prosseguir com suas atividades.
Ressaltamos que o profissional contábil pode ajudar os profissionais a seguirem todas as exigências que um MEI precisa seguir. Dessa forma, contribuindo assim ativamente na saúde financeira de seus negócios.
Como todo contador já sabe, estes modelos são os que possuem mais burocracias e obrigações, após serem formalizados em outra categoria de pessoa jurídica.
Sendo assim, é importante lembrar que os escritórios contábeis também contribui na redução da quantidade de empresas abertas e posteriormente abandonadas pelos empreendedores em seus escritórios contábeis.
Evitando assim a gerar desgastes em suas operações e inadimplências pela prestação de serviços contábeis para o MEI.
Quais são os serviços contábeis para o MEI?
O profissional contábil pode ajudar com todos os tipos de serviços que o empreendedor precisar. Deste modo, ele é considerado como um fator de influência na conquista do sucesso tão desejado.
Apesar disso, muitos MEIs, não realizam a contratação de profissional seja por motivos de aporte financeiro ou por não possuir um funcionário.
No entanto, o acompanhamento mensal, dos serviços contábeis para o MEI, permite aproveitar os benefícios pontuais no empreendimento.
Deste modo, o contador poderá ofertar aos seus clientes MEIs, os seguintes serviços:
- Fazer consultas de viabilidade;
- Verificar exigências das instalações;
- Prestar consultoria com orientações iniciais, ensinado como fazer a emissão de documentos fiscais e preenchimento do relatório mensal de receitas brutas;
- Prestar consultoria de gestão empresarial, controle financeiro, assessoria financeira;
- Solicitar senhas e registro de cadastros juntos aos órgãos municipais e estaduais;
- Criar relatórios de previsão de faturamento e elaborar demais documentos relacionados ao financeiro de sua atividade;
- Emitir certidões negativas de uso para instituições financeiras ou para participação em licitações.
- Dar baixa no MEI;
- Auxiliar na migração para o regime tributário Simples Nacional;
- Auxiliar na obtenção de crédito.
Como um contador pode ajudar o MEI na hora de contratar um funcionário
De toda forma, é fundamental que MEI, tenha um acompanhamento mensal, principalmente após fazer a contratação de um funcionário. Sendo assim, um contador pode atuar, auxiliando o empreendedor no momento da contratação.
Além disso, ele pode se tornar responsável pelas rotinas trabalhistas e previdenciárias mensais, como folha de pagamento, emissão de guias e obrigações acessórias.
Por este motivo, atuar na contratação de funcionários, é uma excelente oportunidade para os escritórios contábeis. Uma vez que o MEI, precisará recolher o FGTS e também seguir as normas trabalhistas orientadas pela CLT. Na grande maioria este se configura como um grande desafio para os profissionais que estão começando no mundo do negócios.
Educar sobre as melhores práticas contábeis
Uma das funções mais importantes para o da contabilidade para o MEI, é a educação. Como muitos contadores já sabem, o objetivo principal da criação do MEI, foi tirar os profissionais do trabalho informal.
Isso, significa que em muitas das vezes este é o primeiro contato de uma pessoa com a experiência de se tornar um empreendedor. Deste modo, é comum que eles não conhecem a importância do papel de um contador em relação ao seu negócio.
Deste modo, um escritório contábil podem fornecer serviços contábeis para o MEI, como o de consultoria. Isto é, orientar o empreendedor quais podem ser as melhores práticas contábeis e financeira.
Veja a seguir, alguns exemplos:
- Otimização tributária;
- Educação sobre as possibilidades de futuro, como a imigração para um novo regime tributário, caso ultrapasse o limite de faturamento anual;
- Orientação sobre a separação de contas bancárias;
- Elaboração de um planejamento financeiro personalizado;
- Educação sobre a importância do pagamento mensal da DAS e emissão do relatório anual.
Como oferecer a contabilidade para o MEI
Chegamos no momento mais esperado pelo leitor, contador. Confira a seguir dicas de como apresentar seus serviços contabeis para MEI:
Faça a captação pela abertura
Oferecer a abertura gratuita de empresas é a melhor forma de captar clientes MEI. Isso porque o empreendedor já inicia sua atividade tendo apoio de um profissional.
Além disso, ao mirar nos empresários que estão começando, um escritório contábil está investindo para estruturação de seus clientes, para que eles possam crescer. Ou seja, contribuindo ativamente em seu crescimento.
Pratique preços compatíveis
Outra estratégia eficiente, é praticar preços competitivos no mercado. Certamente, o MEI, não inicia apresentando um grande faturamento, deste modo não pode arcar com grandes custos.
Sendo assim, o empreendedor contábil, deve buscar praticar preços compatíveis, com a realidade de um MEI.
Esteja presente nos canais de comunicação
Devido o aumento do número de canais de comunicação, as empresas precisam estar atentas, garantindo assim sua presença na internet de forma eficiente.
Investir no marketing digital, é uma forma de aproveitar as vantagens oferecidas pelos canais de comunicação na internet. Esta ação pode levar o seu escritório contábil, bem como os serviços contábeis para o MEI, até os seus potenciais clientes.
Portanto, um escritório contábil, oferece diversas soluções para um empreendedor. Muitos dos serviços contábeis para o MEI, ao contrário do que muitos profissionais pensam não são meramente burocráticos.
Isso porque, atuação de um contador acorre de forma estratégica, ajudando o empreendedor na adoção de medidas mais assertivas em sua gestão. Em tempos difíceis, como o que vivenciamos atualmente, este tipo de apoio se torna extremamente valioso.
–
Fonte: Contador Agora