- 24 de setembro de 2020
- Postado por: Samuel Batista
- Categorias: Compliance Contábil, Para Contadores
Qual o cenário da pandemia?
De início, por volta de março, quando a pandemia começava a se manifestar no Brasil, vimos o isolamento social se apresentar como a principal medida preventiva contra o vírus.
Desse modo, grande parte da população se isolou em casa. Enquanto isso, as empresas começaram a adotar o home office entre os seus funcionários. O intuito sempre era combater o avanço do vírus e garantir a continuidade das empresas.
Logo após, vieram medidas mais sérias, como o fechamento daquelas atividades que não são consideradas essenciais. Fato que começou a expor a fragilidade financeira que viria com os próximos meses.
O que temos visto hoje é uma certa flexibilização, mas que não esconde os estragos que a pandemia já fez na vida de várias empresas. Algumas delas, inclusive, precisaram fechar as suas portas.
É bem provável que você, contador, também já tenha ou esteja sentindo até hoje os efeitos da pandemia no seu escritório. A redução no número de clientes e, consequentemente, no faturamento mensal tem feito com que seja necessário buscar soluções que procurem combater tais efeitos.
Sendo assim, é neste sentido que o Compliance fiscal e as contribuições do BPO surgem em favor de uma empresa contábil.
No entanto, antes de entender melhor sobre tais alternativas, vamos continuar acompanhando algumas das principais mudanças no mercado durante a pandemia.
Mudanças geradas pela pandemia
Após compreender o cenário catastrófico originado pela pandemia nas empresas, alguma mudanças começaram a acontecer.
As empresas encontraram os seus prazos de pagamento de impostos adiados, viram novos calendários fiscais e a volta do debate sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Essas foram só algumas das mudanças que, sem sombra de dúvidas, ainda estarão nos holofotes após a pandemia.
Sendo assim, é fundamental implementar uma gestão fiscal mais assertiva. O foco é lidar com o grande fluxo de informações, mantendo o seu empreendimento sustentável.
Portanto, vamos entender agora qual a importância do Compliance fiscal e quais são as contribuições do BPO? Veja a seguir e descubra!
BPO: um agente operacional para o futuro
O BPO, também conhecido como Business Process Outsourcing, diz respeito à terceirização de setores internos à profissionais especializados.
Desse modo, um escritório contábil, quando decide atuar oferecendo um BPO, encontra uma série de vantagens. Elas começam pela alta demanda de clientes no mercado.
Ou seja, um gestor, quando deixa a cargo de uma empresa especializada as suas atividades tributárias, financeiras e também contábeis, pode acabar focando e concentrando as suas forças em outras atividades.
O escritório contábil especializado em BPO conta com profissionais referências no assunto. Além disso, de tecnologias capazes de proporcionar resultados satisfatórios ao contratante. O que acaba resultando em uma maior segurança.
Além disso, o BPO permite que uma empresa encontre, por meio dos dados recebidos, tendências de mercado. Assim, é possível avaliar melhor o comportamento dos seus clientes. Fato que proporciona uma mudança de mentalidade dos empreendedores.
Portanto, se o seu escritório contábil possui dúvidas se é o momento ou não em investir no BPO, não pense duas vezes! Ofereça o serviço e colha os frutos da sua escolha.
Compliance Fiscal: tendência irrefreável
Diante do contexto apresentado pela pandemia, uma das maiores preocupações das empresas se apresenta como a sua organização fiscal. Neste sentido, o Compliance Fiscal surge como uma das alternativas mais assertivas.
Contudo, do que se trata o Compliance Fiscal? Estamos falando de um conjunto de técnicas e metodologias aplicadas em uma empresa com o intuito de cumprir as suas normas legais, regulamentadoras ou políticas.
E, considerando que as empresas brasileiras precisam lidar com várias normas associadas a tributação, o compliance não é uma má ideia. Muito pelo contrário, ele já se tornou uma tendência.
Dessa forma, é de extrema importância adotar normas práticas que resultem no cumprimento de todas as obrigações fiscais de um negócio.
Compliance Fiscal e as contribuições do BPO: o melhor caminho?
Como você pode perceber, o Compliance Fiscal e as contribuições do BPO surgem como alternativas eficientes para um empreendimento no cenário pós-pandemia.
Portanto, o que você achou do nosso conteúdo? Possui alguma dúvida? Compartilhe conosco no campo de comentários e vamos conversar!
–
Fonte: Contador Agora